terça-feira, 27 de março de 2012

CONTUSÃO


  1. Conceito de contusão:

Lesão corporal causada por trauma sem solução de continuidade provocada, geralmente, por batida ou pancada.

  1. Possíveis causas:
O manejo errado do gado, desde a criação até o transporte, pode comprometer a qualidade da carne. Segundo levantamentos em vários frigoríficos do país, aproximadamente 40% dos animais abatidos têm algum tipo de contusão.

Alguns fatores, tais como, instalações adequadas, evitando extremidades que possam provocar lesões, lotação adequada dos caminhões de transporte, separação dos lotes de bovinos de acordo com as idades, no frigorífico, podem diminuir a incidência de contusões.

Uma lesão muito comum ocorre na região do contrafilé e, portanto, tem grande efeito econômico. Uma pancada nesse local pode obrigar a remoção parcial ou total da capa de gordura e musculatura, inviabilizando a venda como corte nobre. As principais causas são a queda da porta da entrada do caminhão, pancadas recebidas no embarque, o pisoteio sofrido pelo animal quando ele deita durante o transporte. Outro hematoma comum é na região das costelas, quando dois animais passam ao mesmo tempo pela porteira.  

3.      Inspeção “Post Mortem”:

      Ao proceder a Inspeção “Post Mortem”, nas linhas H e I, o SIF examina as faces medial e lateral da parte caudal e cranial da meia carcaça, verificando entre outras coisas, a presença de contusões, hemorragias e edemas circunscritos ou generalizados.

5. Julgamento e destino:

Segundo o artigo 177, do RIISPOA, os animais que apresentarem contusão generalizada devem ser condenados. Nos casos de contusão localizada, o aproveitamento deve ser condicional (salga, salsicharia ou conserva) a juízo da Inspeção Federal, depois de removidas e condenadas as partes atingidas.
  1. Bibliografias consultadas:
  • Inspeção de carnes – Padronização de técnicas, instalações e equipamentos I – bovinos;
  • Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA);
  • Site – www.cpap.embrapa.br - quantificação de lesões em carcaças de bovinos abatidos em frigoríficos do Pantanal;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE ARTIGO: