segunda-feira, 13 de maio de 2013

Conhecimentos Específicos: professora recomenda rotina de estudos direcionada


Após a publicação da portaria que autorizou o concurso para 736 vagas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a espera pelo edital deve vir unida a uma rotina de estudos direcionada. "Tanto a disciplina de inspeção de aves e ovos quanto à de controle de qualidade de produtos de origem animal costumam cair para os cargos de fiscais e agentes, na parte de Conhecimentos Específicos", apontou Iracema da Hora, professora dessas matérias no curso Qualicon. A docente justificou a citação recordando a presença de dez questões de inspeção, em média, no concurso de 2007.

"A diferença entre as abordagens é que para agentes, as questões têm o teor mais técnico. Já para fiscal, a cobrança é mais complexa, é necessário que o candidato conheça a forma com a qual o Ministério da Agricultura executa suas ações de prevenção, controle e erradicação de doenças animais e pragras vegetais. A partir dessas ações, ele deve saber como se garante a segurança dos alimentos. Para agentes, normalmente, essas questões vinculadas à Secretaria de Defesa Agropecuária não caem", disse. Quanto aos conteúdos relevantes, que devem ser priorizados por todos os candidatos, Iracema seleciona o Decreto 30.691, de 1952. "Devem-se destacar, ainda, o artigo que fala de padrão de água e abastecimento industrial e o artigo sobre registro de estabelecimento de produtos de origem animal, no Brasil", complementou.

Mesmo sem organizadora definida, a especialista ressalta a relevância da prática de exercícios desde já. "Os exames dos concursos de 2001, 2004, 2006 e 2007 devem ser feitos, trabalhados e revisados. Assim, podem se tornam modelo para conhecimento e produção de questões semelhantes pelos cursinhos", lembrou. As questões, no entanto, não devem vir isoladas. Segunda a professora, o foco e a reserva de horas diárias para o estudo são o diferencial. "Muitos alunos fazem cursinho apenas, mas não se dedicam em casa. Todas essas forças auxiliam e devem caminhar juntas", explicou. Como dica final para este período de preparação, Iracema aconselha: "os candidatos devem estar sempre atualizados, consultando, constantemente, o site do ministério. É muito relevante que ele saiba usar a ferramenta governamental a favor dos seus estudos e, claro, sempre em uma fonte segura". 

Fonte: FOLHA DIRIGIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE ARTIGO: